ATIVIDADE 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Profª. Drª Rogéria Moreira Rezende Isobe
ATIVIDADE ORIENTADA 3
Critérios de avaliação: Resposta das questões de acordo com o texto; capacidade de análise; coerência textual.
Aluno (a): _________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
CURSO:__________________________________________________________________________________________
O “texto 2”consiste em um conjunto de três textos que abordam o processo educacional no Império Brasileiro e nos anos iniciais da República relacionando a configuração de um modelo escolar de educação calcado nos ideais de civilização e progresso com os projetos de nação e formação do Estado Brasileiro. Com base no “texto 2” responda as questões a seguir:
1. Os autores destacam a importância de se considerar a heterogeneidade de formas de educação no século XIX enfatizando a existência de iniciativas muitos distintas. Exemplifique tais iniciativas.
Heterogeneidade das formas educativas foram os três níveis de ensino: elementar, secundário e superior. Ao observar os discursos políticos de diferentes províncias brasileiras, dados a ver pelos Relatórios de Presidentes de Províncias (1835 e 1889), a especificidade que a escola vai adquirindo: são criados estabelecimentos para homens e mulheres livres, escolas noturnas para trabalhadores, escolas de iniciativas privadas, subvencionadas pelo governo, ou mantidas pelo exército e marinha, bem como aquelas destinadas ao atendimento de alunos especiais, os institutos de cegos e de surdos-mudos. Abordando cada uma delas (“Internatos e asilos”, “Colégios e liceus”, “Faculdades e