Atividade 2 T Pico 7
Nome: Juliana Napp
Pólo: Sapucaia do Sul/RS
Disciplina: O Público e o Privado na Gestão pública
Responda as questões abaixo, tendo por base os textos desse capítulo. Você poderá consultar sites externos se achar necessário:
Questões:
1. Faça um quadro comparativo das principais diferenças entre o um funcionário do setor publico e um da iniciativa privada.
Funcionário do Setor Público
Funcionário da Iniciativa Privada
Estabilidade
Rotatividade
Admissão por concurso público e estágio probatório
Concorrência com base na efetividade e rendimento
Não recebe premiação adicional por desempenho individual
Recebe premiação adicional por desempenho acima da média
2. Considerando as razões pelas quais um funcionário pode ser demitido do serviço público e da iniciativa privada, identifique possíveis semelhanças e contradições entre as duas realidades.
A rotatividade dos funcionários nas empresas privadas é, por definição, cada vez maior em razão das exigências conjunturais por aumento da eficiência, produtividade e dos cortes de custos. Já no serviço público o funcionário raramente é demitido. Para gozar da estabilidade, entretanto, o servidor deverá ter passado por concurso público e ter mais de três anos de serviço – período de estágio probatório. Assim, os servidores podem ser afastados apenas em casos graves, como insubordinação e abandono de emprego. Estima-se que menos de 1% dos funcionários públicos brasileiros perca o cargo a cada ano.
3. Atualmente, qual é o mais novo atrativo do serviço público?
Em tempos de desemprego e alta competitividade no mercado de trabalho, uma palavrinha mágica denominada “estabilidade” atrai milhares de pessoas em busca de um cargo público.
4. Existem outras diferenças entre funcionários públicos e funcionários da iniciativa privada, além daquelas elencadas no texto. Apresente exemplos.
No setor privado, seja qual for a atividade econômica, o objetivo é o lucro. As