amplificador oscilador
Amplificadores operacionais V
Amplificadores operacionais como Osciladores
Em muitas aplicações é necessário gerar um sinal, que pode ter as mais diversas formas, retangular, senoidal, triangular, etc. Entretanto, o único sinal disponível é continuo da própria alimentação, daí há necessidade dos osciladores, estes são de grande importância em sistemas eletrônicos.
Os osciladores podem ser classificados como de relaxação, que produzem não lineares e senoidais que produzem sinais lineares. Estes ainda podem ser divididos nas mais diversas formas de circuitos, sendo que algumas serão detalhadas neste capítulo.
Osciladores de relaxação →
→
→
→
Osciladores senoidais
→
→
→
→
→
Multivibradores astáveis
Geradores de onda triangulares
Geradores de onda dente de serra
Etc.
Ponte de Wien
Oscilador de quadratura
Oscilador duplo T
Oscilador Colpitt
Etc.
Multivibrador astável
É um gerador de onda retangular, é utilizado para produzir pulsos na saída a partir de um sinal continuo, utilizado na alimentação. Este tipo de circuito é multo comum em circuitos digitais, onde são usados como
“clock”.
Seu funcionamento é bastante simples, o tempo de comutação é feito através da realimentação negativa, onde o capacitor carrega-se exponencialmente até atingir a referência positiva UTP, neste ponto o capacitor começa a descarregar até atingir a referência negativa LTP. Veja ilustração:
Autor: Clodoaldo Silva – Amplificadores operacionais como osciladores - Revisão 06Jul2007
1
Clube da Eletrônica
Amplificadores operacionais V
Observe que há uma semelhança com um comparador com histerese, onde o sinal de saída comuta quando o sinal de entrada encontra uma referência.
Porém o sinal de entrada é fornecido pela carga e descarga do capacitor e as referências pelo divisor de tensão na entrada não inversora.
Ponto de comutação inferior
Ponto de comutação Superior
Exercícios
1- Se R1 = R2 = RF = 10kΩ e C