Atividade 2 Tecnologia Assistiva Para Limita O Motora Ou F Sica A
Como foi proposto na atividade procurei desenvolver atividade tentando me colocar no lugar de uma pessoa portadora de deficiência com comprometimento motor, esta situação me proporcionou uma experiência humana de crescimento e amadurecimento emocional, só que difícil, pois se colocar no lugar do outro é sempre muito complicado. Nós podemos imaginar como são as dificuldades, os sentimentos de superação, as lutas diante das dificuldades, mas quem realmente sabe é quem passa por essa situação.
Nós que não apresentamos comprometimento motor, muitas vezes somos dependentes do hábito, pelo menos no meu caso ao sentar diante do computador a primeira reação é já ir digitando utilizando o teclado ou o mouse utilizando a função motora. Inicialmente digitei a frase “Amar é descobrir que a deficiência do próximo faz parte do perfeito mosaico humano". Douglas Américo utilizando o lápis com a boca, depois preso ao pulso com uma fita adesiva. No processo de execução da atividade encontrei um pouco de dificuldade, pois a mesma requer treino, concentração e prática. Mas posso afirmar que foi uma experiência extremamente válida e construtiva para o meu aprendizado pessoal e na minha prática docente no AEE.
Neste contexto podemos afirmar que o Teclado Virtual Livre configura-se como um importante instrumento de promoção da inclusão e seu uso deve ser estimulado desde o inicio da alfabetização. Uso este importante na busca por uma efetiva inclusão, autonomia e na superação das dificuldades funcionais impostas pela deficiência associada ao comprometimento da função motora. Cabe então ao profissional não somente ter o conhecimento das Tecnologias Assistivas existentes, mas saber utilizar como uma ferramenta, tendo também um olhar atento, estimular, intervir e promover situações de aprendizado de acordo com as particularidades e necessidades de cada um.