ATIVIDADE 2 HIST RIA MEDIEVAL I DEPEND NCIA
Disciplina: História Medieval I - Dependência
Professora responsável: Samanta Colhado Mendes
Aluno: José Sérgio da Silva
R.A. 1103570
ATIVIDADE 2
Descrição da atividade:
Com base em seus estudos da unidade 4 do livro 1 de nosso CRC, escreva um texto dissertativo de até uma lauda, discutindo os motivos de declínio do Império Carolíngio.
Uma série de disputas políticas envolvendo nobres proprietários de terras e os sucessores de Carlos Magno, além da diversidade de povos que habitavam as extensões do império traziam enormes dificuldades para a manutenção de sua unidade. A divisão do império firmada em 843 pelo Tratado de Verdun foi a principal causa da sua fragmentação política.
O tratado de Verdun foi um acordo político firmado entre os sucessores de Carlos Magno Luis, Lotário e Carlos para resolver a disputa pelo poder no Império Carolíngio. Por este tratado o império seria divido em três partes: Carlos, o Calvo, ficou com a França Ocidental; Luís, o Germânico, ficou com a França Oriental (atual Alemanha); e Lotário ficou com a Lotaríngia (porção central do Império formado por Carlos Magno e o norte da atual Itália).
A fragmentação territorial firmada pelo Tratado de Verdun desencadeou uma série de fatores que levaram ao declínio do Império Carolíngio. A divisão territorial enfraqueceu o império, e deixou as fronteiras vulneráveis às invasões dos vikings, sarracenos e magiares que invadiram o território carolíngio entre os séculos IX e X. Em meio a este clima de insegurança e alegando necessidade de defesa, os nobres passaram a exercer funções que antes eram desempenhadas pelo governo central. Com o fortalecimento do poder político dos nobres, em muitas áreas os descendentes de Carlos Magno continuaram a governar, mas com autoridade reduzida. Os cargos administrativos tornaram-se bens pessoais, hereditários e transformaram-se em títulos de nobreza. Os nobres