Atividade 2 Gestão da Produção e logistica
A maioria dos empresários da indústria brasileira pretende aumentar o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) nos próximos seis meses. A conclusão faz parte da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação de dezembro, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Neste mês, a FGV incluiu uma pergunta sobre a tendência do Nuci para os próximos seis meses e sobre se os empresários pretendiam elevar a capacidade produtiva neste mesmo cenário. De acordo com a pesquisa, 55% dos industriais responderam que desejam ampliar muito ou pouco o Nuci no primeiro semestre de 2011. Para 51% dos empresários da indústria de transformação, também será necessário investir na elevação da capacidade produtiva no primeiro semestre de 2011. Entre os setores nos quais a FGV divide a indústria de transformação para realizar a pesquisa, o mais otimista é o de material de construção. Neste setor, 86% preveem expandir o Nuci nos próximos seis meses e 72% pretendem investir no aumento de sua capacidade produtiva. Fonte: (http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/fgv-industrias-planejam-aumentar-uso-da-capacidade)
A medida da capacidade:
Resposta Selecionada:
Incorretab. Independe do tipo de empresa que se está estudando.
Resposta Correta:
Corretac. Para empresas de serviços, considera os insumos mais críticos.
Feedback da resposta:
A medida da capacidade depende do tipo de empresa que se está estudando. Para empresas de serviços, a capacidade é medida pelos insumos (os mais críticos ou restritivos), enquanto que nas empresas industriais a capacidade é função do volume de produção desejado.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Os modelos matemáticos que auxiliam na melhor localização das empresas industriais, levam em consideração diversos fatores, ou dados de entrada, tais como: a origem das matérias-primas, o destino dos produtos