Atividade 17
Nome: Silvana Guimarães 2º Semestre Curso: Pedagogia
1-O que são políticas públicas?
Apesar das diversas definições que partem de vários críticos desta área de estudo, é possível resumir políticas públicas como sendo programas, ações e atividades, onde ao mesmo tempo que coloca o Governo em ação, espera-se do mesmo uma conduta para, se necessário, oferecer novas orientações para tais ações.
2- Qual o papel do Estado na implementação das políticas públicas?
O Estado tem como papel a viabilização de tais políticas para que as mesmas possam suprir os objetivos propostos, levando em consideração problemas econômicos e sociais. Desta forma, espera que o mesmo tenha um planejamento para colocar em pratica tais ações e fazer acontecer a cidadania.
3- O que são Políticas Sociais?
São propostas que asseguram à população ações planejadas para enfrentas as desigualdades sociais, ou seja, auxiliam no exercício do direito a cidadania ao geral.
4- Pedro Demo argumenta em seu texto que pobreza não se refere apenas à carência material (pobreza socioeconômica caracterizada pela ausência do bem estar social: fome, emprego, doença, mortalidade infantil, entre outras.), mas sobretudo, diz respeito à pobreza política. Explique esta ideia do autor.
Segundo palavras do autor pobreza nada mais é do que injustiça, seja ela socioeconômica ou política. Logo, é politicamente pobre quem tem dificuldade em superar o fato de ser manipulado. Para uma alteração nestas situações, soluções fáceis não são cabíveis, desta forma, uma introdução de novos componentes nas políticas sociais viabilizariam melhor a situação, assim como uma educação de qualidade.
5- Por que o autor nos fala que a política pública pode servir à desmobilização dos desiguais?
Porque o autor acredita que tais políticas são questões sociais e que sempre está vinculada ao meio histórico-cultural. Porem vale ressaltar que apesar disso, o mesmo está ciente que se no