atividade 10
Caro Cursista,
Este arquivo será seu recurso para o desenvolvimento das Atividades do módulo. Salve-o em um local de fácil acesso para que você possa sempre recorrer a ele.
Atividades
Tema 1
Atividade 1: Propostas curriculares de Física2
Atividade 3: Ênfase curricular no trabalho com as relações entre Ciência,Tecnologia e Sociedade (CTS)3
Atividade 5: Uma visão geral sobre o conteúdo tratado no Currículo de Física4
Tema 2
Atividade 3: Uso de simulações no ensino de Física5
Atividade 1: Propostas curriculares de Física
Leia a seção As propostas curriculares (páginas 2 a 4) e, em seguida, escreva um pequeno texto em que você comenta sobre o papel do professor em um currículo de Física, tal como o que discutimos ao longo deste curso.
Defende-se que transformações profundas são necessárias frente aos vários problemas/limitações encontrados, atualmente, na educação, particularmente no contexto da educação em Ciências/Física, como, por exemplo, o ensino meramente propedêutico, a desvinculação entre o “mundo da vida” e o “mundo da escola”, a concepção de Ciência e Tecnologia (CT) neutras e redentoras dos problemas da humanidade, (Muenchen et al., 2004), assim como a denominada indisciplina (Aquino, 1998). No entanto, entende-se que essas transformações, tal como Freire e Shor (1986), não podem ficar restritas a uma questão de métodos e técnicas. Considera-se que o ponto central dessas transformações é o estabelecimento de uma nova relação entre o conhecimento e a sociedade. Trata-se de focalizar o currículo. Contudo, concepções educacionais, aqui consideradas reducionistas, pois retiram o professor do processo de “fazer currículos”, continuam presentes no fazer educação. Por exemplo, recente política educacional vigente no estado do Rio Grande do Sul, Brasil (Deon, 2009). Na presente pesquisa, tal como Moraes (2008), considera-se que é necessário superar a compreensão de que a única configuração curricular possível