Atividade 1 CAPA
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA À DISTÂNCIA (PNAP/UAB/CAPES/MEC)
3º Período
Atividade 1
Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina Sociologia, ministrada pelo Prof., para fins avaliativos.
MACEIÓ, 2015
Resumo do livro ‘’Cultura: um conceito antropológico’’
1ª PARTE
Da natureza da cultura ou da natureza à cultura
Determinismo biológico e geográfico
Fala sobre o conceito de cultura que desde os tempos antigos tem como objetivo explicar sobre a conduta de diversos povos. No livro o autor fala sobre o determinismo biológico e o determinismo geográfico. Que a cultura não tem a ver com a genética e que o determinismo biológico não influencia o aprendizado e o nascimento de determinada cultura, e com relação ao determinismo geográfico o autor escreve que as diferenças entre as pessoas não estão nas condições físicas do ambiente geográfico em que vive, o autor acha que processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento do indivíduo até sua morte processo esse denominado ‘’endoculturação’’.
Antecedentes históricos do conceito de cultura
O autor começa a falar que conceito de cultura esta relacionado com todas as atividades humanas, e cita como ponto crucial, à definição de cultura proposta por Edward Tylor como sendo o “complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e quaisquer outros hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”, (LARAIA, 2001, Pág. 14)
O desenvolvimento do conceito de cultura
De acordo com Tylor o estudo das culturas, pode-se verificar que esta também possui leis e características de ordem natural, organizadas e embasadas em alicerces elementares, como por exemplo, a "unidade psíquica da humanidade". Segundo tylor, a cultura pode ser um objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um acontecimento