ANALISE JURIDICA
Atualmente, todos os setores da sociedade brasileira têm se mobilizado na luta contra a violência do menor. Desde 1995, foi constatada e anunciada pela Organização Mundial de Saúde na sua 49ª Assembleia Mundial de Saúde a violência como um problema de crescente importância mundial e que é hoje reconhecido como um problema de saúde pública. (GONÇALVES, 284) Segundo Gonçalves, apesar de a violência ser um assunto tão presente na vida cotidiana, o que acaba fazendo com que anulemos a sensação de estranhamento e passemos a vê-la como uma condição quase indissociável da vida moderna, ainda se trata de algo bastante desconhecido por todos, o que não nos faz compreende-la apesar de vivenciarmos a todo momento e em todos os lugares, ou seja, o autor afirma que vivencia-la na realidade não quer dizer que tenhamos uma compreensão clara sobre a violência.
A violência contra criança tem sido exaustivamente estudada nos últimos 50 anos, mas uma leitura atenta de tudo quanto se produziu nessas décadas mostra interpretações divergentes entre os muitos estudiosos e, mais que responder , levanta indagações que requerem nova investigação. (GONÇALVES, 285)
Em se tratando da violência contra criança ainda temos muitas questões a serem respondidas, o tema ainda precisa ser visto com um certo estranhamento pois somente assim, poderemos ir em busca do caminho que realmente nos leve a estabelecer adequadamente os conceitos e compreender adequadamente as relações entre os diversos fenômenos, pois a única certeza que podemos afirmar é que dentro do atual contexto brasileiro o que temos são “poucos elementos para compreender a natureza dos eventos violentos, bem como os motivos que desencadeiam e os efeitos que eles produzem”. (GONÇALVES, Desde o final da década dos anos 80, a violência vem se tornando tema prioritário a ser enfrenado pelo setor da saúde e principalmente pelos