Atividade 03 Informática Aplicada - Surgimento, evolução e atividades da área de marketing no mundo contemporâneo
Marketing é uma palavra em inglês derivada de Market, que significa mercado. Ela é utilizada para expressar a ação voltada ao mercado, logo, a empresa que pratica o marketing tem o mercado como foco de suas ações.
Essa estratégia empresarial teve origem nos EUA, por volta de 1910, quando surgiram as primeiras instituições para reunir profissionais do setor e se estabeleceu o conceito de marketing, substituindo e invertendo a lógica do conceito de venda. Em vez de criar produtos para depois convencer as pessoas a comprá-los, sugeriu-se, primeiramente, compreender e antecipar as necessidades e os desejos dos possíveis clientes.
O marketing adquiriu maior expressividade depois da Segunda Guerra Mundial, com o surgimento da ideia de Gerência de Marketing, e foi na década de 1950 que evoluiu para o conceito de empresa orientada para o cliente. Na década de 1960, a American Marketing Association (AMA) conceituou marketing como o complexo de atividades que dirigem o fluxo de bens e serviços – dos produtos aos consumidores e aos utilizadores comerciais.
Para Kotler (2000), marketing é um processo social por meio dos quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam – e o que desejam – com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros indivíduos. Para a AMA, ainda, o marketing é o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de produtos, serviços e ideias.
O conceito contemporâneo de marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento em longo prazo do tipo "ganha-ganha" no quais indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos