Atividade 01
“Quais as atitudes necessárias para que aproximemos a teoria e a prática do ensino da Geografia”
DISCIPLINA: Fundamentos de Geografia
ALUNO: Paulo Jose Gomes Ferreira
Quixeramobim, Ce 21 de outubro de 2014.
Um dos grandes desafios da docência é o desenvolvimento da capacidade de aliar a teoria e a prática, e no ensino da geografia não é diferente, por isso todo educador precisa estar preparado para enfrentar esse desafio, além de ter consciência que o aprendizado dos educandos, está intrinsecamente ligado em sua capacidade de unir a teoria e a prática.
Quando temos como objetivo o ensino de uma geografia, que tenha um olhar mais interpretativo, onde o foco não se limita apenas ao estudo do relevo, da fauna e flora e etc (análise física) e volta-se também para temas que fazem parte da sociedade contemporânea como: Urbanização, esgotamento dos recursos naturais, questões ambientais, mobilidade urbana e etc, exige dos que se propõem a ensinar uma abordagem mais contextualizada.
O ambiente de sala de aula, não pode ser o único no processo de ensino aprendizagem, no entanto é um grande desafio estimular professores que pratiquem um ensino de geografia crítico, que não reproduzam metodologias tradicionais, fragmentadas e conteudistas (ALCÂNTARA, 20013).
Para que seja superado o desafio de unir teoria e prática, faz-se necessário o estabelecimento de atividades que devem ser praticas de forma subseqüente as aulas ministradas em sala.
Um primeiro exemplo a ser citado, é no caso do estudo da ocupação urbana, o educador pode apresentar e discutir o Plano Diretor do Município, e como prática pode levar os educandos para conhecer a organização do trânsito, verificar a acessibilidade dos prédios e ocupação dos espaços públicos. E quando o assunto for prédios históricos, a turma poderá ser convidada a visitar as edificações tombadas pelo patrimônio histórico, além de discutir e/ou aperfeiçoar um roteiro que possibilite a