ATIVIDADE 01 Site Trabalhos Feitos
QUESTÃO 01
Milton Santos considerado, um dos maiores intelectuais da história no Brasil, teve reconhecimento do seu legado internacionalmente, sendo inclusive premiado com um título correspondente ao Prêmio Nobel na área da Geografia. Suas contribuições foram inúmeras e em diversas áreas, contudo, pode-se destacar sua inovação na Geografia. Santos incorporou o homem à geografia, ligando-a a história, à filosofia e à epistemologia.
Santos dizia que "pela intuição e, principalmente, pelo estudo pode-se ver, a partir do presente, o que se projeta para o futuro".
Com o início da era da Globalização, ou Globalitarismo como a classificava, Santos criou o conceito do "homem lento", aquele que origina-se ou encontra-se na periferia e não pode usufruir das tecnologias, valendo-se da soliedariedade para criar vínculos e transformar as relações humanas e territoriais.
QUESTÃO 02
Milton Santos considerava o espaço como o habitat do homem, originado por ele mesmo, e o território como o espaço físico da sociedade, com áreas e leis definidas e geradas por ela mesma. De acordo com a teoria de Aristóteles acerca do homem como um ser político por natureza, um zoom politikon, toda e qualquer cidade surge a partir de um aglomerado de pessoas em uma determinada região, da necessidade de relacionamento, de troca, da sua função básica como ser humano. Por sua vez, o surgimento de uma cidade altera a geografia do seu espaço físico, transformando-o constantemente de acordo com sociedade que nele interage e, consequentemente, de acordo com o que esse espaço físico fornece para seus usuários.
QUESTÃO 03
Pode-se considerar a Revolução Industrial como o preconizador da era do consumo, máquinas substituíram homens para que a produção fosse mais rápida, com menor índice de erro e menos custo, tal troca continua acontecendo três séculos depois do seu acontecimento. Natural que essa ambição da área de produção causasse uma ansiedade por consumir, uma vez que eram