Ativiade unidade 01 Independencias das colonias britanicas
735 palavras
3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANORogério Oswald Correia
RA nº 1087030
ATIVIDADE DA UNIDADE 01
Curso: Licenciatura em História – EaD
Disciplina: História da América II
Tutor a Distância: Edgar Bruno Franke Serratto
CURITIBA
2014
A INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS BRITÂNICAS
As ideias iluministas influenciaram um grupo de pensadores na nas colônias inglesas na América do Norte, estes pensadores estavam dispostos a pôr estas ideias em prática e fazer da América o cenário da primeira revolução desencadeada em nome dos ideais iluministas.
Desde o inicio do século XVIII, o descontentamento vinha se acentuando nessas colônias. As causas eram principalmente de ordem econômica: Os ingleses mantinham o monopólio sobre o comércio dos produtos americanos e, dessa maneira, somente a Inglaterra, por intermédio de seus navios, podia comercializar as mercadorias coloniais e introduzir nas colônias mercadorias de que estas necessitassem. Os ingleses agiam de acordo com as teorias mercantilistas praticadas na Europa, estas estabeleciam que as colônias deviam fornecer matérias-primas às metrópoles e comprar delas os produtos manufaturados. Desta maneira as colônias obedecendo estas regras não conseguiam se desenvolver economicamente, pois quem fixava os preços dos produtos eram sempre as metrópoles.
Além disso, a partir de meados do século XVIII a Inglaterra iniciou sua Revolução Industrial, o que a levou a aumentar o controle sobre as treze Colônias, para transformá-las em mercado consumidor da produção das indústrias Inglesas.
Por isso, começou a fechar indústrias coloniais e procurou acabar com o comércio dos colonos com as Antilhas, combatendo-o severamente. Esse comportamento provocou forte reação da burguesia norte-americana.
No aspecto político, as colônias mesmo tendo certa autonomia administrativa, não tinham condições de defender seus interesses junto ao Parlamento inglês, onde não tinham representação, e quando exigiram representação,