Ativ1
1. Qual a importância do estudo da fertilidade do solo?
A fertilidade do solo é responsável por garantir os bons resultados da produção. A fertilidade está diretamente ligada à presença de matéria orgânica no solo, seja ela viva ou morta. Essa matéria pode ser entendida como o que dá vida à terra, portanto, sem a sua existência, o solo não é capaz de sustentar lavouras ou qualquer outra atividade agrícola. Fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos e a correta avaliação da capacidade do solo em satisfazer as necessidades nutricionais das plantas, assim podemos quando necessário adotar práticas corretivas e adubação do solo. Assim planejando o manejo adequado para cada determinada cultura.
O conhecimento dos teores de nutrientes disponíveis no solo orientam na formulação das recomendações corretas para a adubação das plantas, evitando-se o desperdício e o uso inadequado de adubos e corretivos e prejuízo, que haveria tanto nas despesas com adubação como na redução das colheitas, portanto a necessidade de se conhecer a fertilidade do soloO conhecimento dos teores de nutrientes disponíveis no solo orientam na formulação das recomendações corretas para a adubação das plantas, evitando-se o desperdício e o uso inadequado de adubos e corretivos e prejuízo, que haveria tanto nas despesas com adubação como na redução das colheitas, portanto a necessidade de se conhecer a fertilidade do solo
2. Separe os nutrientes N, P, K, Mn, Co, Cu, Zn, Na em: Macronutrientes Macronutrientes primários: N,P,K.
Micronutrientes Mn, Co, Cu, Zn, Na.
3.Assinale a resposta correta de acordo com as afirmativas:
3.1 Baseia-se na necessidade de restituir ao solo aqueles nutrientes absorvidos pelas plantas e exportados com as colheitas, ou seja, aqueles que não foram reciclados.
( ) Lei do Máximo
( ) Lei do Mínimo ou Liebig
( ) Lei de Mitscherlich ou lei dos incrementos
( x ) Lei da Restituição
3.2 O aumento progressivo das doses do nutriente