ATIV AVALIATIVA
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
Aluno: Lina dos Santos Silva RA 2932938
01 – Com base na apostila, aulas satélites e na sua experiência profissional (se houver), responda o seguinte:
De acordo com o ARTIGO 01 – dos Textos integrantes do Material Complementar, presente no ícone Material de Apoio, no ARTIGO DESCRIÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS, redigido pela equipe do Portal de Educação, vamos encontrar a seguinte frase: “ A empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais. ”
Explique-me qual foi a ideia central desta frase e por que deve-se considerar o salário como função agregada de motivação. Obs: Quantidade de linhas: (Mínimo 15 linhas) – (Máximo 25 linhas). Cuidado com o uso da Língua Portuguesa, pois será objeto de avaliação.
Resolução
Associando teorias utilizadas em psicologia na questão de salário como fator de motivação, identifica-se que, indiretamente, ele contribui para as necessidades humanas. As pessoas desejam dinheiro porque lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto realização.
A empresa pode ver o salário como fator motivador, mas será que o colaborador que está recebendo está satisfeito? Muitas vezes não, muitas empresas pagam muito mal, não definem uma base salarial adequada ao cargo ocupado, pagando salários iguais para funções muito diferentes, não existe um equilíbrio interno.
Eu mesmo trabalho em uma empresa onde o nível salarial é um só, várias funções com o mesmo salário. Um funcionário que não faz muita coisa com o mesmo salário de quem tem muitas atribuições e muitas cobranças.
Por este motivo, o dinheiro não é um fim, ele não é o motivador, mas o meio que faz com que as pessoas atendam suas necessidades e, aí sim,