Atitude Crítica
Chaui, Marilena
A atitude crítica
Autor
§ 1 A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não aos “pré-conceitos”, aos “pré-juizos”, aos fatos e as ideias da experiência cotidiana, ao que ¨todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.
Numa palavra, é colocar entre parênteses nossas crenças para poder interrogar quais são suas causas e qual é seu sentido.
Comentário
Essa primeira característica da atitude filosófica deve realmente ser negativa, pois uma pessoa que possui algum tipo de pré-conceito, pré-juizo em relação a qualquer assunto em que se queira pesquisar irá trazer consequências desastrosas para o trabalho filosófico no sentido de esclarecer ou descobrir os fatos, coisas ou sentimentos. Quando se busca uma verdade mais apurada devemos dizer não aos fatos e as ideias do cotidiano e às nossas próprias crenças para que a nossa pesquisa ou busca da verdade sobre algo seja livre de influências tanto externa como internamente.
Autor
§ 2 A segunda característica da atitude filosófica, é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê e o como disso tudo e de nós próprios. “O que é?”. “Por que é?”, “Como é?”. Essas são indagações fundamentais da atitude filosófica.
Comentário
Essa segunda característica da atitude filosófica, que é positiva, interroga sobre as coisas, sobre as ideias, sobre os fatos, sobre nossos sentimentos, sobre situações e comportamentos e muitas outras coisas.
Desperta dentro de nós o desejo de conhecer, de saber os porquês de cada coisa, é nessa hora que me enxergo como um ignorante sem saber o porquê de tantas coisas e até de mim mesmo e do universo. Como
tudo isso surgiu? que é?”. “Por que é?”, “Como é?”. Essas são indagações fundamentais da atitude filosófica. Percebo que sem tais indagações não teríamos realmente uma