Atitude Consciente gua e Luz
Água e luz: combatendo o desperdício
O desperdício de água e energia representa um dos maiores riscos para o meio ambiente. Quando exageramos no banho ou passamos muito tempo com o ar condicionado ligado, estamos desperdiçando as reservas ecológicas e naturais do nosso país.
A luz e a água são recursos que estão diretamente interligados. Principalmente se considerarmos que as usinas geradoras de quase toda a eletricidade consumida no Brasil são hidrelétricas e dependem diretamente da água para funcionar. Portanto, quem economiza água está ao mesmo tempo economizando luz, e vice-versa. E ainda há um ponto de fundamental importância a ser lembrado: luz e água são energias finitas!
Embora a quantidade de água no planeta impressione um bilhão, trezentos e sessenta milhões de metros cúbicos, isso não significa que devemos nos despreocupar com essa substância que é a base da vida. Conforme dados do International Hydrological Programme da UNESCO, a água doce de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos pouco profundos, representa apenas 0,3% do total do volume de água. Devido à poluição dos rios e do solo, além do crescimento populacional e das atividades humanas, esse pequeno percentual está diminuindo.
Combater a perda desses recursos deve ser uma das diretrizes da sociedade moderna. Mas muito mais do que consumo consciente, é preciso uma mudança de hábito da população. A prática de atitudes diárias de combate ao desperdício de água e luz preserva os recursos naturais, evita problemas de abastecimento, além de contribuir para a sobrevivência e o desenvolvimento da humanidade.
Dicas de economia e combate ao desperdício
Água:
-Tomar banhos de, no máximo, 15 minutos de duração;
-Escovar os dentes com a torneira fechada;
-Lavar alimentos ou louças com a torneira fechada, utilizando um recipiente;
-Apertar a descarga apenas o tempo necessário e não jogar lixo no vaso sanitário;
-Usar a máquina de lavar apenas quando estiver cheia;