Aterro Sanitário
a) O que vem a ser um aterro sanitário? Qual é sua importância em termos ambientais e sanitários?
R: É o processo utilizado para disposição de resíduos de lixo domiciliar no solo, através de confinamento em camadas cobertas por solo, dentro de normas operacionais especificas visando proteger a saúde publica e o meio ambiente.
b) Quais estudos devem ser realizados antes da implantação de um aterro sanitário?
R: São feitos estudos geológicos e topográficos para a seleção de áreas, após para evitar infiltração de líquido, é feita impermeabilização do solo com lona e argila, os líquido são escoados para a lagoa de tratamento e para evitar acumulo de água da chuva, são colocados tubos ao redor do aterro, que permitem o desvio dessas águas.
c) De que forma é controlada a quantidade de lixo que entra em um aterro sanitário?
R: É controlada na entrada do aterro, através de balanças.
d) Quais são os possíveis destinos existentes para os gases de um aterro sanitário?
R: Os gases liberados podem ser queimados com sistema de purificação de ar, ou utilizados como fonte de energia.
e) Segundo as normas técnicas da ABNT, onde não devem ser construídos aterros sanitários?
R: Não deve ser construída em áreas sujeitas a inundação.
f) Na construção de um aterro sanitário, quais são as distâncias mínimas a serem observadas em relação aos cursos d’água? Que outros cuidados devem ser observados?
R: Deve ter uma camada de 1,5 m de solo insaturado do nível da superfície do aterro e o mais alto nível do lençol freático, o nível deve ser medido em período de maior precipitação pluviométrica, o solo deve ser argiloso e impermeável, o aterro deve ser 200 m de qualquer curso d’água e deve ter arborização para retenção de odores.
g) Nos aterros sanitários, qual é a finalidade dos poços de monitoramento? Qual é o número mínimo de poços a serem construídos e como devem ser distribuídos em relação ao fluxo da água do lençol freático?
R: Os poços de