Aterro Sanitario
O aterro Sanitário de Belo Horizonte, inaugurado em 17 de fevereiro de 1975, às margens da rodovia BR-040, na região Noroeste da capital, deu início à correta disposição final de resíduos sólidos em Belo Horizonte, de maneira a preservar a saúde pública e o meio ambiente. A Central de tratamento de resíduos sólidos está localizada na BR-040, Km 531, bairro Jardim Filadélfia.
Desde dezembro de 2007, ele não recebe mais o lixo de Belo Horizonte. Os resíduos gerados na cidade são destinados ao aterro de Macaúbas, em Sabará. Hoje, toda a área do aterro desativado, faz parte da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, onde funcionam programas de reciclagem, além do maior projeto mitigador de efeito estufa em Belo Horizonte.
Nesta visita coordenada pelo professor tivemos a oportunidade de conhecer este aterro não mais em atividade total mas com alguns setores em pleno funcionamento tais como estação de Reciclagem de Entulho da Central onde e processado o resíduos da construção civil o entulho e triado e britado mecanicamente, transformou-se em agregados reciclados para uso em obras públicas. Esse material substitui a brita e a areia em diversas aplicações na construção civil em especial, como base e sub-base de pavimentação onde de suprir as matérias-primas convencionais. Central de triagem, Central de britam mecânica,
Galpao de transbordo e transferência de resíduos que são destinados ao aterro de Macaúbas, em Sabará,
Estação de tratamento de gás contribui para a redução das emissões responsáveis pelo efeito estufa, deixando de lançar na atmosfera toneladas de gases o biogás é utilizado como combustível para fazer funcionar três motores que geram energia elétrica que atendem cerca de 15 mil habitantes .
Estação de beneficiamento do gás/energia elétrica
Aterro já encerrado,área acima ainda recebe lixo hospitalar.
Estação de Com postagem onde e coletado resíduos