Aterro sanitario
O lixo ou resíduos sólidos que produzimos em nossa casa, no nosso trabalho, em nossa escola ou em qualquer outro local polui o meio ambiente. O Aterro Sanitário é um equipamento projetado para receber e tratar o lixo produzido pelos habitantes de uma cidade, com base em estudos de engenharia, para reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente, consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais, sendo atualmente uma das técnicas mais seguras e de mais baixo custo. Porém muitas cidades possuem apenas um depósito a céu aberto onde as pessoas, que do lixo retiram seu sustento, podem se contaminar com doenças. Nessas cidades é necessário maior controle ambiental e maior cuidado com a saúde pública.
Um aterro segue princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzí-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou em intervalos menores, se necessário. Deve ser impermeabilizado e possuir acesso restrito, ter a quantidade de lixo controlada e conhecer que tipos de resíduos estão sendo depositados. Os aterros sanitários são construídos em locais afastados das cidades em razão do mau cheiro e da possibilidade de contaminação dos bairros próximos.
Entretanto, essa é apenas uma medida de segurança, pois graças à camada impermeabilizante aplicada sobre o solo, substâncias tóxicas não atingem o lençol freático. Então o chorume é canalizado e tratado, reduzindo drasticamente seu efeito nocivo no meio ambiente.
Atualmente, existem normas que regulam a implantação dos aterros, e uma dessas regras é a implantação de mantas impermeabilizantes que evitem essa infiltração. É necessário também que haja a retirada desse líquido, por sistemas de drenagem eficientes, com posterior tratamento dos efluentes sem que agrida o meio ambiente.
ATERRO SANITÁRIO
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define da