aterramento
O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostática acumulada neles é descarregada para a terra.
Funções elementares
1) Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra;
2) Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra;
3) Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção ( fusíveis, disjuntores, etc. ), através da corrente desviada para a terra.
Prof.: Ademir Justino
Site: www.ademirjustino.com.br
Elementos para Aterramento
A haste pode ser encontrada em vários tamanhos e diâmetros . O mais comum é a haste de 2,5 m por 0,5 polegada de diâmetro.
Encontrar no mercado dois tipos básicos: Copperweld
(haste com alma de aço revestida de cobre) e
Cantoneira (trata-se de uma cantoneira de ferro zincada
,ou de alumínio).
A malha de aterramento é indicada para locais cujo solo seja extremamente seco. Esse tipo de eletrodo de aterramento, normalmente, é instalado antes da montagem do contra-piso do prédio, e se estende por quase toda a área da construção.
Prof.: Ademir Justino
Site: www.ademirjustino.com.br
Elementos para Aterramento
Sistemas de aterramento simples consistem em um único eletrodo enterrado no solo. O uso de um único eletrodo de aterramento é a forma mais comum de aterramento e pode ser encontrada do lado de fora da sua casa ou local de trabalho.
Sistemas de aterramento complexos consistem em diversas hastes de aterramento, conectadas em redes de malha ou grade e placas de aterramento. Esses sistemas geralmente são instalados em sub-estações de geração de energia, escritórios centrais e locais de torres de transmissão.
Prof.: Ademir Justino
Site: www.ademirjustino.com.br
Estruturas Metálicas
Muitas instalações utilizam as ferragens da