Ateroscleose
O que é?
A aterosclerose é a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração, Ela se caracteriza pelo estreitamento e enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de gordura em suas paredes.
Causa
A aterosclerose é provocada pelo acúmulo de placas nas artérias que levam ao coração. Isso também pode ser chamado de endurecimento das artérias.
Colesterol extra no sangue se acumula dentro das paredes das artérias do coração (vasos sanguíneos).
Fumantes correm mais risco de doença cardíaca.
Doenças renais crônicas podem aumentar seus riscos.
Abuso de substâncias (como cocaína)
Estar acima do peso
A falta de exercícios e sentir-se deprimido ou o acúmulo de estresse são outros fatores de risco.
Sintomas
Dor no peito ou desconforto (angina) é o sintoma mais comum da aterosclerose. Você sente essa dor quando o coração não está recebendo sangue ou oxigênio suficientes. O grau da dor varia em cada pessoa.
Ela pode ser intensa ou semelhante a alguém esmagando seu coração. Essa dor é sentida abaixo do osso do tórax (esterno), e também no pescoço, nos braços, na barriga e na parte superior das costas.
Ela geralmente ocorre durante uma atividade ou momento de emoção e desaparece quando o indivíduo descansa ou toma um remédio chamado nitroglicerina.
Outros sintomas da aterosclerose incluem falta de ar e fadiga quando o indivíduo realiza atividades (esforço)
Exames
Ecocardiograma
Eletrocardiograma (ECG)
Tomografia computadorizada por feixe de elétrons, para verificar o nível de cálcio no interior das artérias - quanto mais cálcio, maior o risco de DCC
Teste de esforço físico
Tomografia computadorizada do coração
Angiografia por ressonância magnética
Teste de esforço nuclear
Diagnostico
Se não existe histórico familiar de doença e nenhum risco conhecido, o recomendado é fazer avaliações periódicas do colesterol a partir dos 35 anos, para que se detecte a doença precocemente.
Para