Atençao farmaceutica
O farmacêutico não pode ser simplesmente um clinico,ele tem que ajudar o paciente a se livrar de todas suas duvidas usando o seu conhecimento teórico juntamente com a experiência vivida pelo paciente.
A relação terapêutica entre farmacêutico e paciente é baseada em respeito,confiança e igualdade,fazendo assim com que o profissional realmente tenha uma preocupação com seu paciente.Para isso existir é muito importante que o profissional tenha em sua formação habilidades de comunicação.
O impacto causado pela falta de informação sobre os medicamentos é muito grande,considerando que no Brasil a taxa de analfabetismo é alta e que pode afetar no tratamento do paciente caso ele não cumpra seu tratamento adequadamente por falta de informação.Em hospitais por exemplo o paciente não acompanha seu tratamento e quando recebe alta não é capaz de dar a continuidade adequada.
Na farmácia comunitária alem de seus avanços a situação e grave pois com a falta do farmacêutico outro profissional exerce a função de irformar sobre medicamentos.
O dever de informar sobre medicamentos não é apenas de farmacêutico,mas sim de todo profissional de saúde,mas o farmacêutico em alta qualificação para isso devido sua formação.
O paciente ter acesso a serviços de saúde e medicamentos pode não ser decisivo para a cura já que outros fatos como socieconomicos,clinicas e culturais do paciente também são significativos,como também se a saúde e algo que o paciente vê como importante na sua escala de valores.
Rozemberg (2007) propõe uma reflexão sobre a validação, apropriação e aplicabilidade do saber técnico-científico na experiência rural em saúde, ilustrada por meio de exemplos de campo, método utilizado pelo autor. Descreve que há um abismo entre teoria e prática, resultado da supervalorização