Análise Rede Globo
Introdução A Rede Globo é uma rede de televisão brasileira fundada em 1965 no Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. A sede administrativa encontra-se situada no bairro Jardim botânico na zona sul do Rio de Janeiro. A emissora é a segunda maior rede de TV comercial do mundo, um dos maiores produtores de telenovela no planeta, sendo parte do grupo empresarial organizações globo. Ela atinge 98,44% do território brasileiro, cubrindo 5.482 municipios e cerca de 99,50% da população. Tem grandes influências em diversos setores, como na mídia e na política.
Apresentação do tema/empresa dentro do contexto do CO
O poder que ela tem de influenciar através da dependência.
Desenvolvimento dos conceitos;
Legitimidade: Poder que uma pessoa recebe como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização;
Referência: Influência baseada na posse por uma pessoa de traços pessoais ou recursos desejados (Poder financeiro).
Dependência: Monopólio de uma situação. Sem dependência não existe poder.
Relação do tema/empresa com CO;
Referência;
A Globo sempre teve muita influência na vida dos brasileiros em vários aspectos, é a emissora de televisão mais importante e poderosa do Brasil e uma das mais importantes do mundo, geralmente consegue mudar os rumos do Brasil em vários sentidos, por exemplo a relação intima e perigosa com o poder político no Brasil, a forte influência da emissora sobre a população que ajudou a eleger algumas autoridades importantes, além de servir de palanque eleitoral a tantos outros poderosos, que atenderam aos interesses privados a emissora.
Legitimidade;
A Globo tornou-se um grande império de comunicação e conquistou a liderança, quando apoiou a ditadura militar em troca de inúmeros benefícios.
Hoje é a segunda emissora e a maior rede de TV comercial do mundo, um dos maiores produtores de telenovela no planeta, sendo parte do grupo empresarial organizações globo. Ela atinge 98,44% do território