Atendimento Especializado
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar o programa de Saúde Auditivo, implantado no município de Rio do Sul- SC, dentro da secretaria de Saúde do município. Tal trabalho e realizado a fim de orientar os pacientes encaminhados pelos médicos responsáveis, ao programa de saúde auditiva.
1.0 INTRODUÇÃO
O processo de adaptação ao uso de prótese auditiva não é simples em nenhuma faixa etária, especialmente para os idosos. Isto porque geralmente os idosos requerem mais tempo para assimilar todas as etapas do processo de seleção e adaptação à amplificação, e em consequência, as informações devem ser apresentadas de forma gradual.
Todos os pacientes encaminhados à policlínica municipal de saúde, pelos médicos das equipes de saúde da família (ESF) do município de Rio do Sul, são atendidos pelas fonoaudiólogas do núcleo de apoio as saúde da família (NASF), recebendo assim todas as orientações necessárias para manipulação do aparelho auditivo.
A orientação deve ser enfatizada para que o paciente entenda o funcionamento da prótese auditiva, dos seus componentes e do molde auricular, assim como o treinamento para inseri-lo e retirá-lo, troca de pilhas e manipulação dos controles.
O programa e de esfera estadual, pois os pacientes diagnosticados com deficiência auditiva são encaminhados para o tratamento fora de domicilio (TFD), ao município de referencia que é Itajaí- SC.
Porém este processo e demorado, a fila de espera e em torno de 9 meses, conforme dados municipais da secretaria de Rio do Sul- SC, em torno de 100 pacientes em espera, isso somente no primeiro semestre de 2012.
Para que acha uma melhor compreensão da mesma, segue em anexo uma tabela semestral do ano de 2012:
Mês
Entrada
Agendados
Demanda reprimida
Janeiro 2012
18
8
10
Fevereiro 2012
26
8
18
Março 2012
38
8
30
Abril 2012
22
8
14
Maio 2012
25
8
17
Junho 2012
20
8
12
Total
149
48
101
Fonte: