atendente
Numa emergência uma mulher chega à triagem com os seguintes sintomas: coriza intensa, espirros frequentes, entupimento da via nasal, voz ‘’anasalada’’ (voz de pessoa que esta com o nariz entupido), tosse seca e nos primeiro dia sentiu uma dor de garganta leve. Com todos esses sintomas a paciente suspeita de uma gripe.
Ao chegar à sala do médico a mulher repete os sintomas que já havia dito na triagem e o médico pergunta quando começaram os sintomas e a paciente responde que a quatro, cinco dias.
O médico então pergunta se a paciente teve febre e a mesma responde que não. Então depois de já ter o diagnostico o médico prescreve a paciente alguns remédios para a obstrução nasal, gotas salinas nasais. E indica um consumo elevado de liquido para uma boa hidratação e assim evitar o ressecamento do nariz e da garganta.
Pensei em fazer na gripe os mesmos sintomas, mas só acrescentando a febre, dores nas articulações e a dor de garganta prolongada, entendeu? Li em uns lugares que a diferença da gripe e do resfriado está ai. Na febre. No resfriado o adulto não tem febre, a criança sim. Diferente da gripe, que as febres são a cima de 38 graus.
Pneumonia
Uma mãe leva sua filha na emergência e na sala de triagem a menina se queixa da sua tosse com secreção purulenta, que ao tossir sente dor no peito e as dores no peito continuam ao respirar, sua mãe ajuda falando sobre a febre alta, os calafrios e a falta de ar repentina.
O médico faz uma auscultação dos pulmões e percebe modificações nos sons e solicita uma radiografia do tórax. Ao constatar que a paciente está com pneumonia o médico solicita o uso de antibióticos – pneumonia bacteriana. Analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas, podendo levar o uso de antivirais.