Atenas e a Atica
MIKHAIL ROUSTOUTZEFF – 10.111870 – 20.10.1952
HISTÓRIA DA GRÉCIA
1 ORIGENS
Os jônios ocuparam a Áticas, península com poucas terras férteis, porém com um vasto litoral, numa colina nasceu a cidade-estado de Atenas que devido a proximidade do mar Egeu voltou-se numa lógica de pesca e comércio marítimo. Construíram portos, destacando Faleiro e Pikeu, pois Ática naturalmente comunicava-se no comércio com outras ilhas de ocupação jônicas como por exemplo Andros, Tenos, Panos, Euperia, etc…
Os produtos comercializados eram mármores, oliveiras, madeira para construção naval, minas de prata, chumbo, boa argila, porém o melhor de tudo isto é que as condições desta união comercial favorecia uma coesão em torno de um centro político.
2 A SOCIEDADE ATENIENSE:
Para se protegerem os genos se uniram em fratrias que por sua vez agruparam-se em tribos. As tribos estabeleciam-se em lugares elevados, onde erguiam ema fortaleza com muralhas.
Assim sendo inicialmente havia três poderes distinto monopolizando o poder que eram: o rei que também era o sacerdote, o polemarca, ou seja, que comanda as forças armadas do reino e por último, tão importante quanto o arconte, o representante civil.
O arcontado apoiado pelos eupátridas (grandes proprietários de terras, possuidores de enormes privilégios pouco a pouco foi substituindo o poder do rei, deixando de ser uma monarquia e passando a ser uma oligarquia.
Atenas nasceu com as melhores condições comerciais, e no contraponto uma convulsão política e social que em vários períodos esta cidade-estado sofreu: embates ideológicos.
Os pequenos agricultores abalados pela concorrência e por uma má colheita eram obrigados a pedir empréstimo aos eupátridas oferecendo como garantia a própria terra. Muitos acabavam não conseguindo pegar o empréstimo e por isso perdiam a propriedade ou em casos mais extremos se dava como garantia e acabava sendo escravizando, sendo esse tipo de escravo chamado