Atena
[pic]
Olha aí pessoal uma antena também ótima e de excelente desempenho,um pouco mais complexa e também mais profissional ,mais uma para nosso conhecimento ,heheheheheheheh!!!!!!!!!!!!!!
Antena Colinear de Elementos Variáveis
[pic]Bom, há algum tempo eu não falo de construção de antenas wireless, não é mesmo? Então, com a grande quantidade de redes sem fio que há na minha quadra, eu muitas vezes preciso ficar procurando com uma antena direcional um sinal no qual eu quero me conectar. E como a última colinear que eu postei não alcançava as redes que eu realmente queria, eu resolvi então construir uma colinear mais poderosa, e descrevo aqui os passos para esta antena.
Antena Colinear de Elementos Variáveis
Esta construção de antena, com elementos variáveis, lhe permite fazer várias configurações diferentes de ganho do sinal (até um limite, claro).
Uma ótima antena para curta e média distância que poderá ser construída em 4 versões, de acordo com a necessidade de cada um. Com a montagem da versão maior, poderá cobrir um raio de até 10Km aproximadamente com Acess Point de 400mW. Claro que essa distância vai depender da altura em que for instalada, e de obstáculos que possam ter em seu caminho. Vamos às versões:
[pic]Neste artigo será mostrada a construção da versão de 8 elementos (6dB). Algumas fórmulas importantes, para se poder construí-la para determinada freqüência. Como exemplo vamos determinar as medidas dessa antena para o tipo 802.11 que opera entre 2.4000 GHz a 2.4835 GHz.
Primeiro determinamos a freqüência central pela fórmula:
(Fi + Fs ) / 2
Onde:
Fi = frequência inferior
Fs = frequência superior
Fica assim:
(2.4000 + 2.4835) / 2
4.8835 / 2 = 2.441 GHz
Essa é a frequência centrar coma a qual serão feitos os caçulos para as dimensões dos elementos. Dessa forma a antena funcionará perfeitamente em toda a faixa entre Fi e Fs, lógicamente a otimização será na freqüência central.
Para