Atelier sustentável
Há alguns anos, tentando organizar o Atelier paramos e pensamos na quantidade de sobra de tecido que estava guardado e só juntando poeira.
Foi quando veio o pensamento...
Para onde vão todos esses tecidos se jogássemos no lixo?
Qual seria o tempo de decomposição?
O que podemos fazer com eles?
Só para refletirmos...
Isso é um pouco das coisas que podemos fazer com sobras de tecidos, papelão, vidros e uma boa criatividade!
Em 10/08/2012, foi publicada uma reportagem na Revista Veja SP, um projeto de reciclagem de produtos têxteis:
Projeto vai implantar coleta seletiva de resíduo têxtilAntes despachadas direto para o lixo, 12 toneladas de resíduos têxteis produzidas diariamente no Bom Retiro, sede de 1.200 confecções, vão virar mantas, barbantes, fios...
A ótima iniciativa surgiu do recém-lançado projeto Retalho Fashion, que pretende implementar um programa de coleta seletiva do material descartado, de início, somente na região central.
“Estamos cadastrando os catadores de rua que atuam por ali para capacitá-los", afirma Alfredo Bonduki, presidente do Sinditêxtil-Sp, que desenvolve a ideia com apoio do SENAI e da prefeitura.
“Em seis meses, teremos uma cooperativa com mais de 100 funcionários, que separarão esses restos por cores e tipos de tecido antes da venda para empresas interessadas em utilizá-los na produção de itens diversos.”. |
Abaixo temos uma tabela com o tempo de decomposição de vários tipos de lixo, mas se prestarmos à atenção, verá que os itens que estão em vermelho são totalmente recicláveis, em várias maneiras.
Tempo de decomposição do lixo Papel 3 a 6 meses | Jornal 6 meses | Palito de madeira