Organização linear
Características:
1) Simples forma; 2) Autoridade linear ou única significa dizer que entre superiores e subordinadas existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade; 3) Comunicação limitada exclusivamente ás relações formais descritas no organograma, possui apenas duas terminais de comunicação; 4) Centralização das decisões no topo do organograma, só existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização; 5) Aspecto piramidal, a medida que sobe a escala hierárquica, diminuir o numero de cargas.
Vantagens:
1) Estrutura simples e de fácil compreensão; 2) Facilidade de implementação; 3) Delimitação clara das responsabilidades; 4) Bastante estável graças a centralização do poder e do controle.
Desvantagens: 1) Rigidez e inflexibilidade da organização linear dificultam a inovação; 2) Pode se tornar autocrática pela centralização do poder 3) Unidade de comando torna os chefes generalistas, pressupondo a existência de chefes capazes de saber tudo; 4) Problema na comunicação sujeita a intermediárias e as distorções no seu tráfego, o monopólio pode provocar congestionamento na mesa dos chefes, e na ausência, paralisação de toda área.
Funcional
Características: 1) Autoridade dividida, cada subordinado reporta-se a muitos superiores, poder do especialista com base no conhecimento, não na hierarquia. 2) Linhas diretas de comunicação, sem necessidade de intermediárias é capaz de ser mais ágil. 3) Descentralização das decisões, elas são delegadas aos órgãos que possuem conhecimentos necessários para melhor implementá-las; 4) Ênfase na especialização há uma profunda separação das funções nas especialidades envolvidas.
Vantagens: 1) Especialização permite que cada órgão concentre-se em sua função gerando maior eficiência; 2) Permite supervisão técnica 3) Comunicação direta sem intermediários de seguir