Ate smo
O que realmente é, e como é visto perante a sociedade?
O que é Ateísmo?
Ao falar sobre o ateísmo, muitos tendem a simplificar tal ideia ao mero conjunto de pessoas que negam a existência de um ou vários deuses. Contudo, o desenrolar dessa questão está cercado de âmbitos mais complexos marcados pela postura e os pressupostos que definem as diferenças entre cada um dos descrentes.
O modo como é expressado
Além de não acreditarem em Deus, muitos ateus defendem que seja possível – por meio de argumentos racionalmente constituídos – comprovar a ideia de que os deuses e sua realidade espiritual não sustentam a criação do mundo em que vivemos.
Como ele chega até as pessoas?
O ateísmo, não é uma opinião formada da noite para o dia, e sim após um convívio geral com religião, a sociedade, entre outros, após conseguir chegar em algo concreto na qual existam dúvidas sobre os diferentes tipo de crenças. Ateísmo não é ser ignorante! E sim questionar-se sobre coisas, nas quais as pessoas se negam a pensar.
O preconceito
Os ateus são uma das minorias mais discriminadas no Brasil e no mundo, rejeitados por não acreditarem nos deuses que bilhões de pessoas consideram como indiscutivelmente reais. Ateísmo é visto em muitos países até como crime punível com a morte. No Brasil, felizmente a lei os protege, mas não impede as frequentes demonstrações de preconceito por parte da maioria da população adepta de religiões.
Agnósticos
Considerados por muitos como um desdobramento do ateísmo fraco, ainda podemos falar sobre a existência dos agnósticos. Os partidários dessa concepção preferem não se comprometer em uma posição rígida sobre o assunto. Para estes, não existem argumentos suficientemente maduros para que a inexistência de Deus seja terminantemente comprovada. Da mesma forma, não se convencem definitivamente que seres espirituais regem o processo existencial mundano. O que e como essas pessoas pensam?
Bruce Dickinson
Iron Maiden