ate onde caminham juntos a contabilidade e o diteiro
1712 palavras
7 páginas
Até Onde Caminham Juntos a Contabilidade e o Direito1
ATÉ ONDE CAMINHAM JUNTOS A CONTABILIDADE E O DIREITO?
Marcelo Coletto Pohlmann
Mestrado em Contabilidade no Departamento de Contabilidade e Atuaria da Faculdade de Economia e administração da Universidade de São Paulo. FEA/USP.
1. Comentários iniciais:
Experimenta-se, atualmente, no ambiente cientifico, uma espécie de renascimento, Onde a variável social passa a ser o centro das atenções. O “homus economicus” está em questão.
A Contabilidade se preparando para oferecer respostas a indagações transcendentais, tais como as que dizem respeito à relação entre o homem e sua riqueza, e para indicar caminhos mais justos e realizastes. Passa-se a ver, por exemplo, o empresário como elemento viabilizador das aspirações de todos aqueles que colaboram seus trabalhos, direta ou indiretamente, para o produto da empresa. O resultado desta passa a ser mensurado em função do beneficio prestado à comunidade da qual faz parte. Questões relevantes como estas, que estão inseridas num contexto que transcende à própria esfera
Cientifica como um todo, tem roubado sua atenção por problemas do tipo que trataremos a seguir, e que lamentavelmente, vem de há muito impedindo um maior desenvolvimento da Contabilidade.
2. A Harmonia entre as Ciências
Acima dos limites em que o homem estabeleceu entre as diversas áreas de conhecimento e seus respectivos objetos, paira a verdade dos fatos, a realidade. Tanto isso é verdade que, no alvorecer cultural da humanidade, apenas havia uma ciência: A filosofia, todo os conhecimentos especiais eram ramos e derivações dela.
As ciências existem para o bem. Elas buscam a verdade das coisas, e, assim são justas. A busca da justiça não é privilegio, e sim, é comum a todas as ciências. Dentre elas a Contabilidade.
Logo, as ciências caminham de mãos dadas o tempo inteiro calçadas numa verdade única, por esta razão elas dignificam o homem, seu criador, pois estão acima dos