tese doutorado
Cadernos de Semiótica Aplicada
Vol. 6.n.2, dezembro de 2008
O PROCESSO SEMIÓTICO DE COMUNICAÇÃO
Sobre o Esquema de Comunicação de Ignácio Assis Silva
THE SEMIOTIC PROCESS OF COMMUNICATION
About the communication´s scheme of Ignácio Assis Silva
Ana Cristina Fricke Matte
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Resumo: Procurando estabelecer um patamar de leitura dinâmica do brilhante esquema de comunicação proposto por Ignácio Assis Silva em sua tese de doutorado, em 1972, este artigo propõe a leitura do esquema como processo, possibilitando sua aplicabilidade direta na análise de textos de qualquer espécie e trazendo, para o seio da semiótica de linha francesa, um ponto de apoio para a difícil questão da comunicação in presentia.
Palavras-chave: comunicação; semiótica; narrativa; chat; robô.
Abstract: In order to establish a level of dynamic reading of the brilliant scheme proposed by Ignacio Assis Silva in his doctoral thesis in 1972, this article proposes to read the scheme as a process, enabling its direct applicability in the analysis of texts of any kind and bringing, for within the semiotics of French line, a point of support for the difficult issue of communication in presentia.
Keywords: communication; semiotics; narrative; chat; robot.
Numa densa tese de lingüística defendida na USP em 1972, Ignácio Assis
Silva, um dos maiores semioticistas brasileiros, apresentou um esquema de comunicação criado a partir do conhecido esquema de Jakobson (1969). Mais de 20 anos depois, esse esquema foi trazido a público por Diana Luz Pessoa de Barros, num livro de introdução à lingüística (FIORIN, 2002).
O esquema tem uma característica interessante, pois não permite uma visualização esquemática comum: ele pede a leitura de um processo de comunicação, por sua estrutura dinâmica e instável. É justamente esse dinamismo e essa instabilidade que fazem dele, para os semioticistas, um dos melhores, senão o