Asvantagens da burocracia
O fato da burocracia ser uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, faz com que garanta a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Racionalidade Burocrática
O fato de uma organização ser racional não implica necessariamente que seus membros ajam racionalmente no que concerne às suas próprias metas e aspirações. Assim, Weber usa o termo burocratização referindo-se também às formas de agir e de pensar, que existem não somente no contexto organizacional, mas que permeiam toda a vida social. Embora considerasse a burocracia como a mais eficiente forma de organização criada pelo homem, Weber temia que essa grande eficiência, cujos resultados, advinham, da crescente burocratização do mundo moderno, fosse uma enorme ameaça à liberdade individual e às instituições democráticas das sociedades ocidentais.
Dilemas da Burocracia
De um lado, existem pressões constantes de forças exteriores para encorajar o burocrata a seguir outras normas diferentes das da organização e, de outro lado, o compromisso dos subordinados com as regras burocráticas tende a se enfraquecer gradativamente. A capacidade para aceitar ordens e regras como legítimas, principalmente quando repugnam os desejos da pessoa, exige um nível de renúncia que é difícil de se manter. Assim, as organizações burocráticas apresentam uma tendência a se desfazerem, seja na direção carismática, seja na tradicional, onde as relações disciplinares são mais "naturais" e "afetuosas", e menos separadas das outras. A racionalidade da estrutura racional é frágil e precisa ser constantemente protegida contra pressões externas, a fim de poder ser dirigida para os seus objetivos e não para outros.
Disfunções da Burocracia
Ao estudar as consequências previstas (ou