Astronáutica
Astronauta é uma pessoa treinada para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extraveiculares.Tecnicamente considera-se astronauta todo aquele que empreenda vôo sub-orbital (vôo balístico, sem entrar em órbita) ou orbital de no mínimo 100 km de altitude (considerado o limite externo da atmosfera).Embora geralmente reservado para os profissionais viajantes, por vezes o termo é aplicado a qualquer pessoa que viaja no espaço, incluindo cientistas, políticos, jornalistas e turistas.
•
Definição
Até 2003, os astronautas eram patrocinados e formados exclusivamente pelos governos, pelas forças armadas ou por agências espaciais estatais civis. No entanto, com o primeiro vôo sub-orbital do setor privado-financiado SpaceShipOne em 2004, surgiu uma nova categoria de astronautas: o astronauta privado.
Os critérios para definir o que constitui o vôo espacial humano variam bastante. A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) define uma viagem espacial como qualquer vôo acima de 100 quilômetros. Contudo, nos EUA, pessoas que viajarem acima de 80 km são consideradas astronautas.
Até 29 de maio de 2008, um total de 482 pessoas de 39 países atingiram 100 km de altitude (ou mais), sendo que 479 alcançaram a Órbita terrestre baixa ou alémDestas, 24 pessoas viajaram além da órbita terrestre baixa, à órbita lunar ou trans-lunar, ou para a superfície da lua; três das 24 fizeram-no duas vezes (Lovell, Young e Cernan).[5] Segundo a definição dos EUA, 488 pessoas qualificadas já alcançaram o espaço. Até 2008, o homem com o tempo mais longo no espaço é Sergei Krikalev, que passou 803 dias, 9 horas e 39 minutos, ou 2,2 anos, no espaço. Peggy Whitson detém o recorde de mais tempo no espaço por uma mulher, com 377 dias passados fora do