Astronomia
Dia Verdadeiro é o intervalo de tempo decorrido entre duas passagens consecutivas do centro do Sol Verdadeiro pelo meridiano de um mesmo lugar. No instante em que o centro do Sol Verdadeiro passa pelo meridiano inferior do lugar, são 00h verdadeiras nesse lugar; no instante em que passa pelo meridiano superior desse mesmo lugar, são 12h verdadeiras, ou meio dia verdadeiro, no local. Dia Médio tem como referência o Sol Médio.
Sol Verdadeiro, no seu movimento aparente através do céu, não é constante. Portanto, a duração de um dia verdadeiro (definido como o intervalo de tempo entre duas passagens consecutivas do Sol verdadeiro pelo meridiano de um lugar) também não é constante, variando ao longo do ano. Por essas razões, não é conveniente utilizar o Sol Verdadeiro como referência para a medida do tempo.
Dia Sideral é o intervalo de tempo necessário para a Terra efetuar uma rotação completa em torno do seu eixo, tendo como referência uma estrela, ou melhor, como veremos, o Ponto Vernal.
Ano é o tempo necessário para a Terra, no seu movimento de translação (ou revolução), efetuar um giro completo ao redor do Sol.
Ano Sideral é o intervalo de tempo decorrido entre duas passagens sucessivas da Terra por um mesmo ponto de sua órbita, determinado em relação às estrelas. Pode ser definido, também, como o intervalo de tempo que o Sol gasta para percorrer toda sua órbita aparente (Eclítica), a partir de um ponto fixo da mesma. É cerca de 20 minutos mais longo que o Ano Trópico, em virtude do movimento retrógrado do Ponto Vernal (g), causado pela precessão dos equinócios.
Ano Trópico é o intervalo de tempo decorrido entre duas passagens consecutivas do Sol pelo Ponto Vernal. O Ano Trópico é também denominado Ano Solar, Ano Astronômico ou Ano Equinocial.
Ano Civil é o intervalo de tempo que compreende um número inteiro de dias,