ASTRONOMIA
Em certas noites sem Lua, em locais pouco iluminados pelas luzes das cidades, pode-se ver uma infinidade de pequenos pontos luminosos: são as estrelas. Mas isso tudo muito pouco, diante do que existe lá fora, longe do planeta Terra.
I - A Origem do Universo: Muitas teorias buscam explicar a origem e o destino do universo. Instrumentos como o telescópio Hubble nos possibilita obter algumas respostas para estas questões. Atualmente, uma das teorias mais aceita para explicar a origem do Universo é a Teoria do Big-Bang. Segundo ela, o Universo teria surgido de uma grande explosão, entre 15 e 20 bilhões de anos atrás. No início havia uma infinita quantidade de matéria a altíssimas temperaturas, concentrada em um único ponto. Uma grande explosão lançou matéria e energia para todos os lados. Lentamente essa matéria foi se espalhando dando origem a todos os componentes do universo.
II - Componentes do Universo: Graças à astronomia (ciência que estuda a composição, movimentos e posição dos astros), podem desvendar alguns dos mistérios do infinito.
1 – Estrelas: São astros luminosos, isto é que brilham com luz própria, formados pela condensação de gases diversos, com crescente aumento da temperatura no seu interior, até o ponto em que passam a emitir luz. Elas diferenciam entre si por suas dimensões, pela massa e temperatura que apresentam. A cor de uma estrela é determinada por sua temperatura: as mais quentes são azuis e as mais frias são vermelhas.
2 – Astros iluminados: São astros que apenas refletem a luz que recebem das estrelas, ou seja, não tem luz própria. É o caso dos planetas como a Terra, Vênus e dos outros planetas e também da Lua.
3 – Constelação: Grupamentos de estrelas que recebem nomes próprios ou característicos da mitologia grega, ou apenas nomes de formas a que se assemelham. Os diversos povos imaginaram nomes diferentes para as constelações facilitando, as navegações, facilitadas.
Pela observação das estrelas,