ASTROBILL
4328 palavras
18 páginas
Introdução Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos durante um período mais ou menos longo, que é conhecido como o tempo de prateleira.
Alguns destes processos fazem parte das técnicas agrícolas, pesqueiras ou pecuárias e têm que ver com as formas de obter e acondicionar os produtos, evitando perda de qualidade; uma das técnicas mais antigas e conhecidas é a secagem dos grãos de cereais ou legumes a seguir à colheita. Outros fazem parte das técnicas culinárias, como a conservação de frutas com açúcar, a preparação de enchidos ou pielas. Outros ainda, são processos industriais, relativamente recentes, como a pasteurização do leite ou o enlatamento.
O objectivo principal deste processo, é de evitaras alterações dos provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por microrganismos que, para alem de causarem o apodrecimento dos alimentos, podem produzir toxinas que afectam a saúde dos consumidores, mas também existe a preocupação em manter a aparência, o sabor e conteúdo nutricional dos alimentos.
Conservação pelo frio
A conservação de alimentos pelo frio, consiste em arrefecer o produto, por meio do seu congelamento ou do resfriamento (refrigeração). O frio dificulta a reprodução e acção dos microrganismos e também a das enzimas, promovendo assim a conservação dos alimentos.
Finalidade da unidade frigorífica e sua importância
O uso de câmaras frigoríficas para o armazenamento de produtos perecíveis, como carne, peixe, ovos ou frutas é essencial. O frio que eles fornecem é essencial para prevenir muitos problemas relacionados à ocorrência de patogênios em alimentos. No entanto, não deve ser subestimado problemas de rolamentos envolvidos. Embora as bactérias são imobilizarias por algum tempo, se eles continuam a ser mais do que o necessário no interior das câmaras limpas e desinfectadas, e usar os métodos mais adequados para isso, pode neutralizar as bactérias