Asteróides
Trabalho Geologia
“Asteroides, Cometas e Meteoroides”
Trabalho realizado por:
Ana
Ana
Catarina
Daniela
Asteroides
Os asteroides são corpos celestes com origem metálica e rochosa. Possuem um formato irregular e são muito menores do que os planetas, porém maiores do que os meteoros.
Ao serem observados da Terra são vistos como pequenos pontos de luz, semelhantes às estrelas.
A sua génese remonta à formação do Sistema Solar. Uma das teorias defende que os asteroides são restos de um planeta que foi destruído numa colisão massiva ocorrida há muito tempo. Já a teoria mais aceite defende que os asteroides seriam o resultado de condensações da nebulosa solar original, mas que não conseguiu aglomerar toda a matéria em volta na forma de um planeta devido às perturbações gravitacionais.
A maior parte dos asteroides situa-se na Cintura de Asteroides.
Um dos asteroides mais famosos é o Asteroide Ida. Existem também algumas curiosidades, mais de 50 000 dos asteroides observados têm apenas 1 km de diâmetro. E em 2009, um pequeno asteroide com +/- 60m de largura +assou a cerca de 60 mil km da Terra.
Cometas
A origem dos cometas é muito semelhante à dos asteroides, pois também resultam de matéria que não se conseguiu aglomerar para formar um determinado planeta.
Essa matéria ficou essencialmente concentrada na Cintura de Kuiper
Cintura de Kuiper - É um disco, formado ao mesmo tempo que o Sistema Solar, constituído por pequenos corpos, situado de 30 a 50 UA do Sol, podendo conter mais de meio milhão de objectos com mais de 30 km de diâmetro. Plutão e Éris têm a sua origem na cintura de Kuiper.
Algumas das características dos cometas são:
Encontram-se em constante movimento pelo espaço ;
As órbitas são, geralmente, muito excêntricas relativamente ao Sol;
São formados por uma parte sólida, o núcleo (±10 km de diâmetro);
Quando se aproximam do Sol, formam uma aura, a cabeleira, à volta do