Assunto Slide
Transforma os bits não estruturados recebidos da camada física em quadros, ou seja, identifica o início e o fim do quadro.
O enlace vai converter um canal de transmissão não confiável em um canal de transmissão confiável para o uso do nível de rede.
Os objetivos desta camada são providenciar: mapeamento e transmissão de unidades de dados para a camada de rede, dentro das unidades de protocolo de enlace para transmissão conexão de enlaces( ativação, manutenção, desativação), sendo que estas funções incluem o uso de facilidades multiponto físico para suportar diversas conexões entre funções da camada de rede;
Tem a função de detectar e corrigir erros. multiplexação de um enlace de comunicação para várias conexões físicas; delimitação de unidades de transmissão para protocolos de comunicação; controle de fluxo para identificar a troca de parâmetro entre duas partes do enlace; tratamento do endereço físico , MAC(Address – Media Access Control ou Controle de acesso a mídia) – um endereço Hexadecimal de 48 bits, tipo FF-C6-00-A2-05-D8. Na próxima parte do processo, quando o dado é enviado à camada de rede esse endereço vira endereço IP.
Protocolos
Na rede ethernet cada placa de rede possui um endereço físico, que deve ser único na rede. Em redes do padrão IEEE 802, e outras não IEEE 5502 como a FDDI, esta camada é dividida em outras duas camadas: Controle de ligação lógica (LLC), que fornece uma interface para camada superior (rede), e controle de acesso ao meio físico (MAC), que acessa diretamente o meio físico e controla a transmissão de dados.
Multiplexação
Uma forma simples para a comunicação ser efetiva (sem colisões), seria dividir o tempo de comunicação e entregar para cada um dos nós.
Imagine uma rede com 10 computadores e um tempo de 20 segundos para comunicação, por rodada. Assim, pode-se