Trabalho Tcc
A higiene ambiental é a fiscalização sobre os fatores químicos, físicos e biológicos externos à pessoa. Levando em conta que se trata de fatores que podem ter efeitos sobre a saúde, o objetivo da higiene ambiental está em prevenir as doenças através da criação de espaços saudáveis e sem poluição.
Medicina ambiental é o nome da área que se preocupa com os agentes causadores de doenças que tenham sido introduzidos no ambiente pela ação humana. A higiene ambiental deve cuidar da saúde tanto das gerações atuais como das futuras gerações.
A higiene ambiental inclui regra geral, atividades de desinfecção (para controlar as bactérias, as pragas e os organismos que são nocivos para a saúde), de fumigação, de desinfestação e de desratização.
Por exemplo: Se numa rua, alguém atirar ou derramar resíduos tóximos, cabe ao Estado a limpeza correspondente recorrendo a empresas especializadas em higiene ambiental.
Desse modo, evita-se que as crianças e os sujeitos que por lá passam pela rua, obtenham doenças por estarem expostos a esses resíduos.
Exterminar os ratos de um gabinete de atendimento ao público é outro exemplo de como se protege a higiene ambiental.
Esses animais podem dar origem a diversas doenças nos seres humanos. O mais habitual, caso sejam detectados ratos ou ratazanas é evacuar a zona em questão e deixar atuar os especialistas.
http://conceito.de/higiene-ambiental
21/05 - 18:58h