Associação
1. APRESENTAÇÃO
O "Projeto Capoeira Viva" foi elaborado pela equipe do "Grupo Capoeira Raça Negra" de nossa Cidade, sul do Estado, sob coordenação do Mestre Pelé.
O "Projeto Capoeira Viva" será executado durante um ano, de janeiro a dezembro de 2008, com objetivo de valorizar a prática da arte da capoeira, uma das mais antigas e populares manifestações culturais do Brasil, que tem o título de Patrimônio Nacional.
1.1 CONHECENDO A CAPOEIRA BRASILEIRA
A “capoeira” é uma das mais importantes formas de expressão cultural do Brasil.
A capoeira é uma mistura de luta, dança, cultura popular e música. Ela foi desenvolvida por escravos negros e seus descendentes, que foram trazidos da África ao Brasil.
A capoeira é caracterizada por movimentos rápidos e complexos, com a utilização dos pés, as mãos e diversos elementos da ginástica e da acrobacia. Uma característica que diferencia a capoeira de outros tipos de lutas (Judô, Karatê, Jiu-Jitsu, etc.) é o fato dela ser acompanhada por instrumentos musicais e canções.
O termo “capoeira” possui alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
A “dança” ou “luta” da capoeira é executada por 2 (dois) parceiros, seguindo o toque do berimbau, simulando intenções de ataque, defesa e esquiva.
Praticar essa “dança” exige muito mais do que só a habilidade, pois o praticante da capoeira precisa ter força e autoconfiança. Ele deve ter uma relação de cumplicidade com o companheiro do jogo, mas sempre buscado demonstrar sua superioridade sobre o seu parceiro.
A base da “dança” é o movimento conhecido como “gingado”, do qual nascem todos os outros movimentos, que surgem num desenrolar aparentemente espontâneo e natural, porém com um objetivo dissimulado de obrigar o seu parceiro a admitir a própria inferioridade.