Projeto de pesquisa
CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE LETRAS
TEMA
GUARABIRA-PB /2012.
AUTORA
TEMA
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Graduação em
Letras da Universidade
Estadual da Paraíba.
Orientadora: Profa. Dra. Adriana Sales Barros
GUARABIRA-PB.
/2012.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A inclusão social surgiu como oposição à prática da exclusão, em seu sentido total, os “diferentes” eram considerados incapazes, levando assim uma vida sem grandes perspectivas. Ainda hoje, na educação existem muitas discussões referentes à inclusão das pessoas com deficiência na escola regular, pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e desacomodando toda a comunidade escolar.
A educação de pessoas com deficiência visual, no Brasil, se realiza, prioritariamente, no sistema regular de ensino, com apoio educacional em sala de recursos e/ou com apoio de professor itinerante. Nesses espaços pedagógicos o aluno desenvolve o currículo do ensino fundamental, acrescido das complementações curriculares específicas dadas pelo professor especializado, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento de um programa que propicie à pessoa com deficiência visual total (cegos) a apropriação do Sistema Braille e com deficiência visual parcial (baixa visão), o tipo ampliado.
Atualmente, a informática tem desempenhado papel fundamental na sociedade, permite um melhor acesso à informação e uma melhor qualidade de vida, não sendo diferente para as pessoas com deficiência visual, pois utilizando os programas adequados, facilitam sua acessibilidade.
Objetivo geral: Identificar as necessidades que ainda persistem no processo de inclusão do deficiente