ASSOCIAÇÃO MISTA DE RESISTORES
Sumário
1. OBJETIVO 2
2. INTRODUÇÃO 2
3. MATERIAIS 2
4. PROCEDIMENTO 2
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 3
6. CONCLUSÃO 5
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 5
1. OBJETIVO
Verificar experimentalmente a destribuição das correntes e da diferença de potencial elétrico num circuito misto.
2. INTRODUÇÃO
A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representado pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados.
O comportamento desta associação varia conforme a ligação entre os resistores, sendo seus possíveis tipos: em série, em paralelo e mista.
Associar resistores em série significa ligá-los em um único trajeto.
Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente.
Numa associação mista o circuito pode ser encontrado resistores em série e resistores em paralelo. Para calcular a resistência total do circuito, deve-se primeiro calcular a resistência equivalente dos resistores em paralelo, e em posse deste valor, considerá-lo como se fosse mais um resistor em série.
3. MATERIAIS
Fonte de Alimentação DC ;
Placa de Circuito
Amperímetro Digital;
Voltímetro Digital
4 Resistores de filme Metálico
Fios
4. PROCEDIMENTO
Através do código de cores, determinou - se a resistência de cada resistor e os cálculos teóricos da resistência equivalente, da corrente, da queda de potencial ou d.d.p. em cada resistor do circuito e anotou - se os resultados na tabela 1.
Logo depois ligou - se a fonte em 5V e fez -se a leitura que passa pelo circuito(ip).
Deslocando - se o amperímetro, fez - se as leituras das correntes que passam pelos resistores R2