Associação de Resistores
Experimento 02
Associação de Resistores
Objetivo: Produzir e observar circuitos de resistores em série, paralelo e misto; calculando sua resistência equivalente entre resistores; determinar: corrente, tensão e a potência dissipada dentro de um intervalo de corrente.
1. Materiais utilizados:
•Fonte variável
•Multímetro;
•Cabos e fios;
•"shunt"- com resistor de 1Ώ;
• Resistores Procedimento e esquema do aparato experimental Circuito em série. Ligou-se três resistores em série, conectou-se os resistores a fonte. Para determinar a resistência, conectou-se paralelamente o multímetro a cada resistor e anotou-se os valores. Aplicou-se uma diferença de potencial a fonte de 5 V. Conectou-se o multímetro em paralelo aos resistores, ajustou-se a escala e mediu-se a voltagem. Conectou-se o multímetro em serie aos resistores, ajustou-se a escala e mediu-se a corrente. Calculou-se uma resistência equivalente para o circuito, a corrente e a tensão em cada resistor. Comparou-se os valores calculados com o valores experimentais. Calculou-se a potencia dissipada em cada resistor.
Circuito em paralelo
Ligou-se três resistores em paralelo, conectou-se os resistores a fonte de energia. Para a determinação da resistência, conectou-se paralelamente o multímetro a cada resistor, ajustou-se a escala do multímetro e anotou-se os valores. Aplicou-se uma diferença de potencial a fonte de 5 V. Conectou-se o multímetro em paralelo aos resistores, ajustou-se a escala e mediu-se a voltagem . Conectou-se o multímetro em serie aos resistores, ajustou-se a escala e mediu-se a corrente.
Calculou-se uma resistência equivalente para o circuito, a corrente e a tensão em cada resistor. Comparou-se os valores calculados com o valores experimentais. Calculou-se a potência dissipada em cada resistor.
Circuito Misto
Ligou-se os resistores como mostrado na figura abaixo.
Figura 1: Esquema de um circuito misto Conectou-se os