Associação de bombas
Associação de Bombas
Alunos:
Resumo Teórico
As bombas são equipamentos que são associados ao conjunto de condutos que tem com um dos objetivos recalcar a água, ou seja, transportar fluidos de cotas mais baixas para cotas mais elevadas.
Uma bomba é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilita-se o movimento do líquido.
Figura 1.1 – Exemplo de uma bomba centrífuga
É laborioso imaginar um sistema hidráulico que dispense o uso de bombas. Mesmo os sistemas de captação de águas pluviais ou de esgotos domésticos que funcionam basicamente por gravidade requerem a aplicação de bombas, quando a coleta da água pluvial ou esgoto bruto se faz em cota inferior a dos condutos principais.
O modelo básico de recalque envolve uma bomba, o motor, o conduto de sucção, o conduto de recalque e as respectivas peças especiais para controle e segurança do sistema. No conduto de sucção a pressão é menor do que a pressão atmosférica e no conduto de recalque é maior. A altura estática de sucção hs é igual à diferença de cotas entre o eixo da bomba e o NA do reservatório inferior. A altura estática de recalque hr é igual à diferença de cotas entre NA do reservatório superior e o eixo da bomba. Então, a altura geométrica entre os níveis d’água é dada por:
H_g=h_s+h_r [equação 1.1]
Quando a bomba escolhida para o bombeamento for inadequada ao atendimento da vazão demandada Qd e não houver possibilidade de substituí-la por outra de maior potência, o recalque ainda pode ser viabilizado por meio de associação de duas ou mais destas bombas. As associações de bombas podem ser efetuadas basicamente com bombas em série ou em paralelo. As bombas associadas podem ser iguais ou diferentes entre si, mas a eficiência do conjunto é maior