associaçao de bombas
Departamento de Engenharia Civil – IPUC
ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS – PRÁTICA 05
Belo Horizonte 2014
INTRODUÇAÕ
Podemos associar duas bombas numa mesma instalação, quer independentes, quer numa mesma carcaça de duas maneiras diferentes: Em série ou em paralelo.
A associação em série visa a aumentar a energia fornecida ao fluido e é utilizada em instalações com grandes alturas de elevação, ou então, quando há necessidades do desenvolvimento de grandes pressões.
A associação em paralelo visa aumentar a vazão recalcada e dar ao sistema uma maior flexibilidade em termos de atendimento da demanda através da retirada ou colocação das unidades em funcionamento. É muito utilizada em abastecimentos de água de cidades e serviços industriais.
OBJETIVO
Conhecer o comportamento das bombas através de suas curvas características e montar as curvas características de uma bomba centrífuga.
MATERIAIS E MÉTODOS
O ensaio foi realizado na bancada de ensaios de bombas em série e paralelo. A bancada de teste é constituída de:
a) Reservatório de água;
b) Dois conjuntos de motobombas;
c) Tubulação de sucção e recalque;
d) Vacuômetros;
e) Manômetros;
f) Registros de gaveta
PROCEDIMENTO
O procedimento do ensaio para determinação das curvas características das bombas centrífugas operando em (série e paralelo), foi similar ao que realizamos separadamente da bomba 1 e bomba 2. Desta forma, a partir da abertura dos registros de gaveta, controlando a vazão desejada, fizemos a leitura no vacuômetro e manômetro e anotamos na tabela para efetuarmos os cálculos.
CÁLCULOS E GRÁFICOS
Com a folha de teste preenchida, coloquei os valores em uma planilha