Associativismo
Associação é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas com ou sem personalidade jurídica, para a realização de um objectivo comum.
Associação é uma entidade de direito privado, com objectivos e ideais comuns sem finalidade lucrativa.
Associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúna pessoas ou outras sociedades jurídicas com objectivos comuns, tendo em conta superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados.
A associação é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno dos seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as pessoas teriam isoladamente para a realização dos seus objectivos.
Uma associação forma-se por decisão voluntária (…) no sentido dos objectivos que lhes satisfaçam as necessidades (…) (Elo Associativo nº 17,2001:16).
O movimento associativo nem sempre pode desenvolver o seu trabalho interventivo na sociedade de forma livre e democrática, como acontece actualmente.
Durante a 1ª Republica (1910/1926) as associações desempenharam um papel importante ao nível da educação, uma das grandes “bandeiras”da República.
Contudo, o Estado Novo, instituído pela constituição de 1933, promulgada a 11 de Abril, tem como base o” nacionalismo corporativo”.
”Nacionalismos porque estão subordinadas aos supremos objectivos da nação, com os seus interesses próprios, todas as pessoas singulares e colectivas que são elementos constitutivos do seu organismo” (Oliveira Salazar).
A forma de estruturar política e harmoniosamente tal sujeição dos interesses atomizados ao interesse nacional seria a construção do ”Estado social e corporativo em estreita correspondência com a constituição natural da sociedade.”
Esta posição colocava a descoberto a dificuldade de relacionamento do Governo com a recentemente constituída Federação Distrital das Sociedades Populares de Educação e Recreio.
Em 8 de Maio de1932, comemora-se o Dia das