VIOLENCIA NA INFANCIA
1 INTRODUÇÃO
Violência contra criança acontece em todas as partes do mundo, não somente no espaço da família, mas pode acorrer em escolas, na comunidade, em abrigos; mas isso deve ser evitado para que elas cresçam de maneira saudável, para isso é necessário ver a criança como um sujeito de direitos não como um “objeto” ou alguém que não tem capacidade de compreensão ou entendimento. O assunto é triste, mas precisa ser falado, discutido, deixar de ser um assunto tabu, oculto em dores silenciadas, que muitas vezes se fazem presentes por sintomas e doenças.
2.1 DELIMITAÇAO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: Aumento da violência contra as crianças, por vários tipos de exploração psicológica, sexual, física, negligencia, ausência de escola, de moradia e assistência médica.
2.2 OBJETIVO GERAL
Conscientizar e incentivar a população os direitos da criança e a denunciar casos de abusos e maus tratos e a lutar pelo cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e Adolescentes).
Promover ações de prevenção e atendimento à violência física e domestica (VFD).
2.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover ações de prevenção de violência infantil.
Incentivar a criança e os familiares ou vizinhos a denunciar os maus tratos contra crianças.
Sensibilizar professores e educadores a ter um olhar critico para a questão da violência contra crianças e adolescentes.
Preparar a criança e familiares a enfrentar as formas de violência já ocorrida, para que não continue a acontecer.
Esclarecer, orientar criança e adolescentes, através da formação temática de violência infantil, para que possam atuar como multiplicadoras e diminuam seu nível de vulnerabilidade.
Articular ações de prevenção a violência infantil, juntos as organizações governamentais e não governamentais e entidade de proteção.
Proporcionar atendimento psicossocial, a criança adolescente